Fall Softly Collection e Desconto Sigma Novembro 2014

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Tipos de Cabelos


É importante saber se os produtos que você usa são adequados para o seu tipo de cabelo. Os shampoos e condicionadores disponíveis atualmente oferecem graus de limpeza e de condicionamento diferenciados para atender as necessidades de cada tipo de cabelo ou condições dos fios. Então o primeiro passo é entender quais são os tipos de cabelos.

Os cabelos podem ser diferentes devido à quantidade de óleo que apresentam. Sendo assim, eles podem ser oleosos, normais, secos e mistos.


CABELOS OLEOSOS

Podemos dizer que os cabelos oleosos têm a característica de produzir mais oleosidade, e por isto são mais brilhosos.

Além disso, os cabelos oleosos tendem a ficar sujos mais rapidamente, porque as impurezas do ar se acumulam com mais facilidade nos fios, o que demanda lavagens mais freqüentes.

As causas para o excesso na produção de oleosidade são várias, desde fatores hereditários até alterações hormonais, alterações emocionais e estresse, que podem influenciar a atividade das glândulas sebáceas.


CABELOS NORMAIS

Quando a secreção do óleo é normal, ou seja, sufi­ciente para a lubrificação dos fios, os cabelos podem ser classificados como normais. Eles apresentam uma aparência natural e saudável, além de proprieda­des como firmeza, volume sob controle, flexibilidade, brilho e facilidade de pentear.

Vale ressaltar que, mesmo sendo normal, é importan­te cuidar da manutenção das condições naturais do cabelo, usando shampoo e condicionador adequados e contando com a ajuda de creme para pentear para manter a hidratação. Nos momentos em que os fios sofrem agressões externas (sol, água do mar ou de piscina, tratamentos quí­micos etc.) é importante também fazer o uso de creme de tratamento.


CABELOS SECOS

Quando a secreção de óleo é insuficien­te, os fios não têm uma lubrificação natu­ral. Nesse caso, o couro cabeludo pode parecer esticado e os cabelos se tornam sem brilho e frágeis. São difíceis de de­sembaraçar e o esforço empregado para pentear aumenta o dano aos fios. Cabe­los danificados por fatores mecânicos (es­covação, secador e chapinha) ou químicos (permanente, tintura e alisamento) também podem adquirir a aparência de secos.

Os produtos indicados para os cabelos secos, ressecados ou danifica­dos são os que possuem ingredientes condicionantes, emolientes e hi­dratantes, que ajudam a deixar os cabelos macios, fáceis de pentear e livres de eletricidade estática, que é responsável por deixar os fios arre­piados e rebeldes.


CABELOS MISTOS

Neste tipo de cabelo a secreção de óleo tende a ser excessiva no couro cabeludo e as pontas tendem a ser mais ressecadas. Este tipo de cabelo pode ser cuidado com produtos diferentes. Você pode lavar o couro cabeludo com um shampoo para cabelos oleosos e o comprimento e pontas com um sham­poo específico para cabelos secos, e finalizar com um condicionador para cabelos secos.

A hidratação também é possível, é só você tomar o cui­dado de aplicar a linha de creme para pentear e a linha de tratamento somente nas pontas.

Qual o seu tipo de cabelo?

Fonte: Cuidados com os Cabelos (Publicação Unilever disponibilizada por Seda).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...